fbpx

INVERNO NA EUROPA, VALE A PENA?

INVERNO NA EUROPA, VALE A PENA?

Vale a pena viajar pela Europa no inverno?

 

O principal período de férias no Brasil coincide com o inverno no Hemisfério Norte. Vale a pena viajar nessa época? Quais são as vantagens de viajar no inverno? Se vale a pena viajar para a Europa no inverno? Depende. Tem que levar em consideração o que você espera dessa experiência e o tipo de viajante que você é.

Praia não vale a pena: Vale a pena passar o réveillon em destinos como Ibiza ou Mykonos? Não. As praias europeias, seja na Espanha, na Grécia ou na Croácia, só fervem na temporada. De novembro a março muitos hotéis fecham, as linhas de barcos ficam bem menos frequentes e os lugares permanecem vazios.

Você pagará bem menos por hotéis e passagens: Uma das grandes vantagens de viajar pela Europa no inverno. O preço dos hotéis e das passagens (tanto de trem como de avião) são incrivelmente mais baixos do que no verão.

Arte e cultura indoors: Se no verão o legal é se jogar nos parques europeus e curtir a vida ao ar livre, no inverno o gostoso é alternar caminhadas com o aconchego dos bares, dos cafés, dos museus e até visitar cidadezinhas do interior.

Menos turistas e multidões: Eis outra grande vantagem de viajar no inverno. A quantidade de turistas nos pontos de maior visitação é bem menor. Menos filas nos museus, menos gente nas lojas, estações de trem e aeroportos mais tranquilos.

Você precisa estar preparado para o frio: O inverno na Europa é de verdade, não é como no Brasil que são apenas oscilações. Se você é uma pessoa muito sensível ao frio, o melhor a fazer é escolher um roteiro mais light para o inverno. Foque os roteiros, por exemplo, em Portugal, Espanha e até mesmo alguns lugares da Itália e deixe destinos como Praga, Budapeste, Escandinávia e Escócia para depois.

Neve: Ver a neve cair nos telhados de Paris pode ser uma experiência inesquecível. Mas, o ideal é dosar os destinos onde a neve é uma grande probabilidade (Viena, Praga, Berlim etc), com lugares onde é raríssimo nevar (sul da Europa em geral). Se você curte esquiar,  essa época do ano é maravilhosa: as estações de esqui são os lugares mais badalados do inverno europeu, e podem ser uma boa opção até para o Réveillon.

Confort Food: Só os primeiros itens já deveriam ser suficientes para embarcar em uma aventura gelada na Europa. Mas, além de tudo, é no inverno que a gente toma chocolate quente e fica com uma sensação de conforto e acolhimento, come fondue ou comidas quentinhas e típicas do inverno, e acha uma delícia. E parece que o clima do inverno é ainda mais propício para tomar aquele vinho gostoso (e com preço ótimo) que você só encontra na Europa.

Mercados de Natal: Visitar a Europa em novembro ou dezembro é presenciar um fenômeno adorado por todos da região, os Mercados Natalinos. Eles acontecem em inúmeras cidades, como Praga, Bruxelas, Estocolmo, Salzburgo, Madri, Nápoles, Riga, e etc.

Você pode ver alguns motivos de viajar ou não no inverno. Claro que viajar no verão é incrível, mas o inverno também não deixa a desejar!