fbpx

TUDO SOBRE SALTO – URUGUAI

TUDO SOBRE SALTO – URUGUAI

UM POUCO SOBRE SALTO – URUGUAI

 

A cidade de Salto não é um destino turístico popular entre os estrangeiros que visitam o país, em contrapartida entre os uruguaios é um destino bastante apreciado e procurado para uns dias de descanso.

É nessa região que se concentram as águas termais! E vamos combinar que é uma boa pedida para descansar. Muitos acreditam no poder terapêutico das águas termais, que cura, renova e transmite energia! É um lugar ideal para dar uma pausa na correria do dia-a-dia. Ir para Salto e  ficar nas termas já é um bom negócio, mas o lugar oferece mais. Há dois centros termais: Daymán e Arapey. As termas de Dayman estão apenas 10km do centro da cidade e tem parada de ônibus própria para quem vem de Montevideo ou do Centro de Salto.  As termas de Arapey ficam mais distantes – 90km. Termas de Daymán, é como uma vila com infra-estrutura própria, tem vários hotéis, camping para barracas e motorhomes, comércio de coisas para turistas, restaurantes, e claro, o parque termal com as piscinas de água quente, um spa e o parque aquático: opções para todo o ano!
Salto também é conhecida como a terra das laranjas. Na verdade tangerina, vale a pena provar a tangerina, naranja, mandarina ou san zuma de lá!

É possível fazer enoturismo e conhecer um pouco mais sobre a região onde foram plantadas as primeiras mudas de tannat, a cepa emblemática do país.

Salto é ainda a terra dos jogadores da seleção celeste que atualmente dão as caras em todas as publicidades do país: Luis Suárez e Edinson Cavani.

Você pode não ser um amante de vinhos, mas não há como ficar indiferente a um passeio por vinhedos, as paisagens são lindas e acaba sendo interessante saber como é o processo de produção da bebida. São duas vinícolas que podemos agendar visitas: a Bertolini & Broglio e a Bodega Salto Chico. Ambas são de pequeno porte e produzem bons vinhos, geralmente as visitas são conduzidas pelos donos ou por pessoas diretamente envolvidas no negócio, o que costuma ser mais agradável que escutar um guia repetitivo. É necessário verificar a disponibilidade antes de aparecer na porta do estabelecimento.

Salto preserva ainda o ar de cidade do interior, mas tem vida noturna interessante no fim de semana, as baladas – ou baile como dizem aqui #anos60feelings – costumam terminar com o sol raiando!

 costanera nas margens do rio da cidade é um local concorrido nos finais de semana, tanto a noite – é onde se concentram os bailes – como durante o dia. Na área em frente ao rio tem um bosque com várias churrasqueiras públicas! Muita gente aproveita mesmo o espaço e passa o dia fazendo o churrascão, tomando mate e proseando… o que não falta são paisagens maravilhosas!

Outro passeio gostoso de fazer, principalmente nos meses de calor intenso, e que deixa a criançada cheia de alegria é a visita ao parque aquático. São dois parques na cidade: o Acquamania e o Salto Grande que faz parte do grupo Hotel Horacio Quiroga (mas lá em Salto as pessoas se referem a este como “parque aquático” apenas, não mencionam Salto Grande ou Horacio Quiroga). O Parque Aquático de Salto Grande é ótimo para passar o dia e apesar de pertencer a esse grupo hoteleiro, não é necessário estar hospedado para usufruir das instalações do lugar. A entrada custa 195 pesos uruguaios para adultos e 150 para menores entre 5 e 10 anos. Crianças até 4 anos de idade têm entrada livre. O parque é muito espaçoso, dá para os pequenos correrem a vontade e para os não tão pequenos encontrarem a sombra de alguma arvore e aproveitar para ler, cochilar ou simplesmente ver o tempo passar. Tem várias piscinas,  alguns toboáguas, vestiário, restaurante – mas pode entrar levando um lanchinho sem problemas e curtir uma hidromassagem com águas termais!

O Acquamania é vizinho ao parque termal e tem em sua estrutura: hotéis, restaurantes e a parada de ônibus intermunicipal vindo de Montevideo. Também tem piscinas, toboáguas, brinquedos, restaurante, etc. Não sei o preço atual, mas é similar ao outro parque aquático (entre 150 e 200 pesos).

Salto fica a 500 km de Montevideo, logo não dá para fazer um bate-volta. A passagem de ônibus custa em torno de 135 reais ida e volta, e o trajeto dura aproximadamente 6 horas. Consultas de horários e empresas disponíveis no site da rodoviária Tres Cruces. É possível ir de avião também, a empresa BQB Lineas Aereas faz essa viagem em apenas uma hora e quinze minutos. Os preços variam de acordo a data e antecedência da compra das passagens. Consultas disponíveis no site da companhia.

Quem tiver o orçamento folgado e quiser curtir a estrutura de um hotel 5 estrelas, o Hotel Horacio Quiroga é a pedida! O lugar é lindo, no fim de tarde tem uma vista incrível para o rio e costuma oferecer pacotes promocionais a preços competitivos. Se gastar com hotel não é a prioridade, há opções mais econômicas no centro da cidade de Salto ou até mesmo no centro das termas de Daymán, como por exemplo o Hotel Eldorado e Termal Daymán Caute. Você pode conferir outras opções de hospedagem no site de reservas Uruguay 360 e ainda fazer um passeio virtual pelas instalações.

 

Bom a cidade de Salto é um ótimo lugar para se conhecer, vale a pena dar uma passada por aqui!